segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bahia, Axé

Os baianos, especialmente os intelectuais, têm medo de abordar qualquer coisa sobre a Bahia, principalmente quando o assunto é gosto musical, favela, segurança pública e cultura. Vez ou outra aparece um, como o professor da UFBa e agora mais recente o publicitário Guanaes, que mexe numa ferida que precisa ser curada, a ignorância do nosso povo. Cultura na Bahia se resume a carnaval, lavagens, festival de baboseiras, mas ninguém promove ou patrocina nada diferente”. Marcos Masini http://www.pugnus.com.br

sexta-feira, 6 de maio de 2011

TENSÃO, VOLTAGEM, CORRENTE.

Tensão e voltagem são a mesma coisa. A unidade de medida de tensão é o "Volt" (V), e a unidade de medida de corrente é o Ampère (A). 

A corrente elétrica é o movimento ordenado das cargas elétricas (elétrons).

A resistência elétrica é o componente que resiste à passagem dos elétrons. Quanto maior a resistência, menor a corrente.

A lei de Ohm diz que U=R*i, ou seja, a tensão (ou voltagem) é igual ao produto da resistência pela corrente.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Celular na mão - Alex Zornig

Ainda sobre o texto que estou lendo (um relatório sobre o Brasil publicado no jornal inglês The Guardian), há uma informação bem bacana: há no Brasil duas vezes mais pessoas com celular do que com conta em bancos. A maior parte das pessoas que têm celular usam o sistema pré-pago e não gastam mais do que 12 reais por mês. Alex Zornig, diretor financeiro da empresa de telefonia móvel Oi, diz: “Se você está em Ipanema pode ligar para pessoas que alugam guarda-sóis e cadeiras e dizer: ‘preciso de quarto cadeiras e dois guarda-sóis. Em 10 minutos estarei na praia”. E ele completa: “Há um grande mercado informal e o celular é muito importante para essas pessoas”.




fonte: http://vocesa.abril.com.br/blog/seu-bolso/tag/alex-zornig/