sábado, 20 de agosto de 2011

Linha de Baixo criada por mim.

G-----------------/-----------------/---------------------------|
D-----------------/-------5-7-8-7-5-/-0-------------------------|
A-------5-7-8-7-5-/-0-3-7-----------/--5555-0-3333-0------------|
E-0-3-7-----------/-----------------/----------------3333-0-5555|

domingo, 14 de agosto de 2011

O português corporativo dos planos estratégicos - Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/03/2009, com 4 exemplos de como o português corporativo é usado.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). 

**********************************************************************************

O português corporativo dos planos estratégicos

O nosso ouvinte Amélio Marques escreve para dizer que foi promovido a supervisor. (Parabéns, grande Amélio!) E também para contar que em sua nova função, ganhou o direito de opinar sobre o plano estratégico da sua empresa

Diz o Amélio que recebeu um calhamaço de papel para ler. E, depois de ler uma dúzia de vezes, não entendeu nada. Ele não conseguiu ver, no plano estratégico que recebeu, nada que fosse vagamente parecido com as coisas que aconteciam no dia a dia da empresa. E me pede para ajudá-lo a compreender. 

É simples, Amélio. Os planos estratégicos são redigidos num idioma diferente, chamado português corporativo. Uma língua tão complicada que nem é falada, é apenas escrita. Para facilitar, eu vou lhe dar 4 exemplos de coisas simples, que nós fazemos todos os dias, mas que ganham uma nova dimensão quando são escritas em português corporativo. 

A primeira: implementar a substituição estratégica de equipamento periférico gerando alto grau de luminosidade adequada ao ambiente criativo. Isso significa trocar a lâmpada queimada do banheiro.

Segunda: avaliar as vantagens da implantação imediata de um programa emergencial de governança financeira doméstica balanceada. Ou seja, parar de estourar o cheque especial.

Terceira: estabelecer prioridades energéticas operacionais em detrimento de impulsos que possam redundar em um processo de surplus calórico. Tradução: não comer doce fora de hora.

E quarta: esquematizar a agenda de atividades de maneira a criar um gap vital para o atendimento imediato às demandas biológicas essenciais. Em português normal, tirar um cochilo depois do almoço

Por isso, caro Amélio, não se preocupe. Sua empresa continua a mesma que era antes. Em sua nova função, você apenas ganhou o direito de complicar. Por isso, relaxe e complique. Porque se você mostrarcompetência para complicar criativamente, tem boas chances de ser promovido a gerente.

Max Gehringer, para CBN.

Max Gehringer

Há determinadas mensagens que, de tão interessantes, não precisam nem sequer de comentários. Como esta, que recebi certa vez. Abre aspas. Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30 mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais. E assim por diante. Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas das viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei. Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis. Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na conta bancária. É claro que não tenho esse dinheiro. Mas, se tivesse, sabe o que esse dinheiro me permitiria fazer? Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade. Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro com prazer e por prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida. Fecha aspas.

10 dicas do marketing pessoal


1-Liderança (formador de opinião).

2-Confiança.

3-Visão (entender o que está fazendo e por que está fazendo, sugerir mudanças pra mudar o própio trabalho ou do colega).

4-Espírito de equipe (oferecer ajuda mesmo sem ser solicitado).

5-Maturidade (saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos).

6-Integridade (Fazer o seu trabalho sem prejudicar ninguém, não ser explicitamente ambicioso e atropelar quem aparece pela frente).

7-Visibilidade (Ser o primeiro a levantar a mão quando o chefe precisa de um voluntário para uma tarefa).

8-Empatia (Saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer o mérito dos outros).

9-Otimismo (Não o otimismo burro, mas o otimismo com causa, a pressão do trabalho nos leva a imaginar que as coisas são piores do que realmente são).

10-Paciência.

Entrevista de emprego.

Em uma entrevista de emprego existem respostas verdadeiras e respostas adequadas, o candidato ideal é aquele que consegue fazer a resposta ideal soar verdadeira (Max Gehringer).

sábado, 13 de agosto de 2011

Diário de um Lammer Feirense


Texto em formato de diário baseado em um e-mail que correu a internet em 1997. Adaptado por mim para envio ao pessoal do canal #Feira no ano 2001.

Diário de um Lammer Feirense
Autor: RickRock (on BrasNET Network IRC #Feira #Ajuda #lamers'r'us)

12/02/2000 - Hoje falei com um amigo que comprou um computador com um aparelho que se chama modess e que com ele pode falar com gente do mundo inteiro. Acho que estava mentindo pra mim...

20/02/2000 - É verdade ! Meu amigo me mostrou o computador e conversamos com um monte de gente, numa coisa chamada miric. Acho que o modess do meu amigo é de curto alcance, por que ele conversou só com gente daqui de Feira de Santana numa sala chamada #Feira

01/03/2000 - Acho que convenci meus pais a comprarem um computador de longo alcance para falar com pessoas da Austrália, mesmo que não os entenda. Meu pai me disse que na semana que vem vamos comprar.

09/03/2000 - Oba ! Já tenho um computador ! O vendedor do Bompreço me disse que é um K6-2 de 533 megahertchos. Não sei bem o que é isso, mas deve estar relacionado com o modess.

10/03/2000 - Putz ! Como é difícil usar o computador ! Passei o dia todo minimizando e maximizando janelas e movendo o mouse para me acostumar. O programa que tenho se chama WindowsMIE, e de acordo com meu amigo, é o melhor programa que existe, e que posso até jogar cartas com ele.

02/04/2000 - Acho que já estou preparado para me conectar a essa tal de Internet. Daqui a pouco um moço de uma empresa com um nome estranho chamada PROVEDOR vai vir instalar a internet... Como estou ansioso !!!

05/04/2000 - Que moleza ! Com apenas 3 dias de Internet eu já sei utilizar um sistema de busca chamado CADE. De acordo com meu amigo, se continuar aprendendo nessa velocidade, serei capaz de enviar mensagem daqui uns dois meses.

15/04/2000 - Hoje descobri uma coisa chamada "ráquin" na sala #hackers do miric. Dissem que é sobre entrar em computadores espalhados pelo mundo e destruí-los. Gostaria de ser um "ráquer" para detonar com os computadores de uns colegas meus do Hellyos.

27/04/2000 - Que bacana ! Hoje assisti um filme na Globo que se chama "Hackers, Piratas de Computador". Eles faziam coisas mirabolantes... Quero ser como eles !!! Acabei de assití-lo e me conectei a Internet (depois de umas 30 tentativas). Me disseram que é possível fazer tudo que foi mostrado no filme, mas eu não sei como. Me passaram o endereço de uma home-page onde posso aprender a "raquear". Agora mesmo vou lá e aprendo tudo.

30/04/2000 - Que droga ! Em tudo que baixei, só vejo coisas estranhas, como telenet, "efetepe" e shell... não sei o que é isso ! Será melhor esquecer estes documentos e aprender tudo por minha conta, assim serei 3ll73 (não sei o que significa este número, mas que disseram que quando se chega a este nível, você é um mestre... deve ser pelo número total de computadores destruídos).

05/05/2000 - Meu amigo me disse que tenho que inventar um apelido para usar na Internet. Vou colocar um massa. Me chamarei "Mestre_raquin".

06/05/2000 - Aconteceu uma coisa estranha comigo no miric. Entrei com meu apelido no canal #hackers , me mandaram eu ir no canal #Ajuda, mas eu continuei no #hackers ai me expulsaram por ser um lammer. Mas o que é isso ? Eu sou de Feira de Santana ! De onde serão os lammers ?

07/05/2000 - Já sei porque me expulsaram do canal ontem! Um cara no canal #Ajuda me disse que o apelido já estava sendo utilizado e que tenho que escolher outro. Escolhi outro, "Raquin_mestre" Agora estou pronto para entrar em outros computadores de todo o mundo e detoná-los para ser 31173. Além disso, meu amigo me disse que tenho que juntar mais gente para formar um grupo. No chat, juntei um pessoal e criamos um grupo que se chama "CockSuckers". Por enquanto, somos 250. Quero ver se no final de semana que vem chegaremos aos 500.

25/05/2000 - Na escola, meu amigo me explicou o que tenho que fazer para entrar num computador. Disse que tenho que fazê-lo "por efetepe" (suponho que seja à força, na gíria dos "raquers").

30/05/2000 - Viva ! Descobri um programa de FTP, acho que ninguem conhece é um programa secreto chamado Ws_FTP ! Bom, este é o primeiro passo em direção a minha vitória sobre o mundo. Acho que em duas semanas dominarei toda a Internet.

02/06/2000 - É incrível ! Um colega do grupo em disse que posso entrar em todos os FTPs do mundo ! Disse umas coisas que não entendi direito. Disse que tenho que me conectar ao servidor por FTP, colocar login anonymous e senha "meu endereço de email". Depois, digito get /etc/passwd e pego o arquivo de senhas de todo mundo. Beleza ! Tenho certeza que sou um dos poucos a conhecer este truque...

10/07/2000 - Tenho que comprar um novo disco rígido porque os 10 gigas do meu estão quase cheios de arquivos hacker. Tenho cerca de 50000 arquivos, acho que é suficiente. Também comprei uma revista que se chama "INFO EXAME" e que explica o que é telnet. Já li umas 15 vezes e até agora não ficou claro para que serve. Dizem que se devo aprender para poder "raquear".

25/08/2000 - Bom, hoje é o grande dia. Juntei-me aos meus colegas do "CockSuckers" para entrar num computador da Koskoliovakia (procurei no mapa e não encontrei... acho que deve ficar na parte de trás, mas meu mapa veio com defeito, está tudo em branco na parte de trás... ).

26/08/2000 - Loucura, loucura, loucura !!! Ontem a noite entramos (eu e os outros 318 do grupo) no computador da Koskoliovakia ! Por sorte, uma carinha no canal #hackers me passou uma conta e me poupou de um bom trabalho (quando me disse se eu queria uma conta, eu disse que não pois não tinha dinheiro no momento... agora, já sei o que é uma conta ). Bom, foi lindo, destruímos tudo, e copiei uma porção de programas e arquivos (meu pai comprou outro disco de 10 gigas na GD computadores).

02/09/2000 - Estranho, tentei me conectar a Internet umas 130 vezes e não consegui. Sempre consigo em 20 ou 30 tentativas, mas desta vez não teve jeito...

04/09/2000 - Estou assustado! Recebi um telefonema de um tal analista do TERRA (será que é dos Estados Unidos ?) que me disse que minha assinatura da Internet foi cancelada por determinação judicial. Putz... será que foi por causa daquelas fotos de mulher pelada que andei copiando?!

06/09/2000 - Ai, Meu Deus ! Hoje a Polícia Civil veio até minha casa e me trouxe uma intimação sobre um crime de informática. Hoje mesmo fujo de casa.

05/05/2001 - Hoje a comida está melhor do que nos outros dias. Meu amigo João me deu seu purê de batatas. Já se passaram alguns meses que entrei. O médico disse que mais algumas semanas estarei curado, mas se me pegarem mais uma vez vou acabar tendo um desligamento anal.