sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Veja a posição dos satélites ao redor da Terra com o Google Earth

Analytics Graphics Inc (ou simplesmente AGI) lançou no último dia 29 um arquivo KML, que -quando aberto no Google Earth- exibe a posição em tempo real de mais de 13 mil satélites ao redor da Terra.
Os dados são puxados da USSTRATCOM (Comando Estratégico dos Estados Unidos) – que monitora todos os objetos que estão na órbita da Terra – e então processados pela AGI, cruzando as informações coletadas com sua base de dados de satélites.
O arquivo pode ser baixado de graça através deste link. Depois de aberto no Google Earth, as informações serão atualizadas automaticamente a cada 30 segundos.
Clicando em cima de cada satélite, você ainda pode ver informações bem bacanas de cada um, por exemplo: data de lançamento, a quem (ou qual país) ele pertence, se ele está ativo no momento e até a inclinação (wtf?) do mesmo.
Para matar a curiosidade, dei uma fuçada em alguns dos satélites que estão sobre o Brasil neste momento. A grande maioria deles, tem como Owner a sigla US (United States?). A maioria também está inativa.
Só não entendi se isto quer dizer que o satélite não está em uso neste exato momento, ou se ele foi desativado e não é mais utilizado. A dúvida parece idiota, mas 80% dos satélites exibidos aqui estão marcados como inativos.


O vídeo acima é de autoria do Google Earth Blog. Eles também colocaram no ar uma página onde é possível usar o recurso alí mesmo, graças a um plugin do Google Earth. Infelizmente esta página só funciona no Windows por enquanto.
Via: Google Discovery

Fonte https://tecnoblog.net/1963/veja-a-posicao-dos-satelites-ao-redor-da-terra-com-o-google-earth/