sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Texto religião ciência.

A religião é muito importante para a sociedade, inclusive de maneira filosófica, imagine as pessoas com baixo nível de instrução na idade média, essas pessoas eram bem mais violentas do que hoje, pois a sociedade era bem mais desorganizada, e o simples fato das pessoas acreditarem em algo pós-morte já mudava o comportamento, pois com a religião elas acreditavam que haveria um jugamento sobre os seus atos na vida terrena. Qualquer sociólogo ou pesquisador da área de humanas valoriza a religião como forma de "acalmar" os homens, e consideram isso como um ponto positivo. É claro que ser religioso ou não, não define o caráter moral de ninguém, o indivíduo pode ser religioso ou ateu e mesmo assim praticar atos inaceitáveis do ponto de vista ético-moral-comportamental.

Outro fator importante é a relação da religião com o pensamento positivo e o fator psicológico, por exemplo... um doente acreditar na recuperação da sua saúde é um pensamento positivo e que melhora a sua capacidade psicológica de enfrentar o problema. Se esse mesmo doente é um religioso, e relaciona a melhoria da sua saúde com a religião, automaticamente ele melhora a capacidade psicológica de enfrentar a doença, e acredite o fator psicológico é importantíssimo no tratamento médico.

Então para o comportamento e o psicológico humano o fator religião ainda é de suma importância. Existem alguns artigos científicos sobre isso, e nas faculdades existe a matéria sociologia e psicologia onde são apresentadas relações comportamento versus religião, vale lembrar ainda que psicologia é a "ciência" que estuda o comportamento.

É claro que você conhece um dos maiores cientistas do nosso mundo... Albert Einstein, é dele a frase: “A ciência sem religião é aleijada, a religião, sem ciência, é cega”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário