terça-feira, 5 de maio de 2015

Como utilizar FileZilla com SSH/SFTP na porta 22

Como utilizar FileZilla com SSH/SFTP na porta 22

SFTP é um protocolo de transferência de arquivos que usa SSH para segurar comandos e dados que estão sendo transferidos entre o cliente e o servidor. Ao usar o FTP, os dados que estão sendo transferidos não são criptografados (Quando usada configuração padrão), expondo os dados a observação de informações sem autorização, mudança ou falsificação de informações.
Com o SFTP, os dados que são transferidos entre o cliente e o servidor são criptografados, impedindo que usuários não autorizados acessem os seus dados. O SFTP deve ser usado quando você precisa transferir dados confidenciais ou secretos entre um cliente e um servidor que estão configurado para usar SSH para transações seguras. Um dos mais populares (e gratuitos) clientes de FTP é o FileZilla.
Por padrão a iPORTO.COM não configura os seus servidores com acesso via FTP, por motivos de segurança. Liberamos apenas acesso via SSH/SFTP, que é uma conexão mais segura para você e o servidor.
O mesmo programa, FileZilla, suporta esta conexão (SSH/SFTP) e pode ser configurado de forma bem simples. OSSH funciona na porta 22, diferente do FTP que necessita das portas 20 e 21.
Veja como utilizar o FileZilla com SSH/SFTP na porta 22 e obtenha maior segurança que o uso do FTP na porta padrão 21. Nos Servidores Dedicados da iPORTO ainda é possível alterar a porta padrão, 22, do SSH, para outra porta escolhida pelo cliente ou padrão de segurança escolhido pela iPORTO.COM.
Para esta configuração, siga os mesmos passos, apenas altere a porta 22 pela informada por nosso Suporte Dedicado Especializado.

Como utilizar o FileZilla com SSH/SFTP na porta 22

FileZilla é a opção perfeita para quem precisa usar um cliente FTP de alto nível, mas não quer gastar dinheiro na compra de software.
FileZilla é de livre distribuição e de código aberto, razão pela qual é grátis e melhorado com bastante frequência. Está disponível em português e roda em WindowsMac e Linux.
Gerencie a transferência de seus arquivos de um jeito fácil e rápido. A interface do programa emula a dos clientes FTP mais usados e assim o trabalho fica mais simples.
Uma janela dupla mostra as pastas locais e as remotas. Para passar arquivos de um lado para o outro basta arrastar e soltar com o mouse. Na parte inferior, o FileZilla mostra toda a informação necessária sobre as transferências pendentes, com falha ou realizadas.
A velocidade e a estabilidade são os pontos mais interessantes do FileZilla que permite continuar os downloads interrompidos ou personalizar o limite de largura de banda.
FileZilla inclui também gerenciador de sites FTP para armazenar os dados dos servidores FTP mais usados e suporte para trabalhar junto com firewalls e conexões proxy.

Download: FileZilla

Para começar a utilizar o Cliente FileZilla, baixe o programa diretamente através do link:
Escolha a opção de download de acordo com a plataforma (sistema operacional) utilizada em seu computador. Instale o programa de acordo com os passos indicados em cada tela.

Conectando-se a um servidor FTP

  • Usando a barra de conexão rápida:
Para conectar ao servidor, digite o endereço do servidor (ou o endereço de seu site) no campo “Host” na barra de conexão rápida. Coloque o valor 22 no campo “Port“. Coloque o seu nome de usuário e senha nos campos respectivamente (Username e Password) e clique no botão “Quickconnect“.
iPORTO - Tutorial Filezilla 1
Tutorial Filezilla 1
Por favor, observe que o Quickconnect aplica-se a conexões rápidas – por isso não há maneira de editar a lista de conexões rápidas que armazena as últimas 10 entradas. Para armazenar os nomes dos servidores ou domínios, você deve usar o Gerenciador de Site.
  • Usando o Gerenciador de site:
Para utilizar o Gerenciador de Sites, clique no menu Arquivo/File e depois em Gerenciador de Sites/Site Manager (ou então pressione CTRL+S ou Command+S).
iPORTO - Tutorial Filezilla 2
Tutorial Filezilla 2
Na nova janela aberta, clique no botão Novo Site/New Site.
iPORTO - Tutorial Filezilla 3
Tutorial Filezilla 3
Dê um nome para o site.
iPORTO - Tutorial Filezilla 4
Tutorial Filezilla 4
Na imagem a seguir, do lado direito da tela na aba Geral/General, deverá que ser colocada as informações necessárias para efetuar a conexão.
Host: Deverá ser colocado o host do servidor ou domínio do site que deseja configurar.
Porta/Port: por padrão, ao colocar o protocolo como SFTP, o programa automaticamente colocará a porta com o número 22, mas caso queira ou caso tenha algum problema, coloque o valor 22 no campo Porta.
Protocolo/Protocol: selecione a opção SFTP – SSH File Transfer Protocol.
Tipo de Logon/Logon Type: selecione a opção Normal.
Usuário/User: coloque o usuário.
Senha/Password: coloque a senha
Feito as alterações, clique no botão Conectar/Connect.
iPORTO - Tutorial Filezilla 5
Tutorial Filezilla 5
Será aberta uma nova janela avisando sobre a chave do host:
iPORTO - Tutorial Filezilla 6
Tutorial Filezilla 6
Verifique na opção Host se o endereço é o mesmo que você está tentando acessar, caso esteja tudo certo clique em “OK”.
  • Navegando no servidor:
Depois de uma tentativa de conexão bem-sucedida, uma lista de arquivos e diretórios aparece no lado direito da janela principal. O nome do diretório do servidor atual está listado no campo Endereço remoto/Remote site: . Abaixo você vai ver a árvore de diretórios do servidor e logo abaixo, a listagem dos arquivos referente ao diretório corrente.
Para alterar o diretório atual do servidor:
– Digite um nome de diretório no campo Endereço remoto/Remote site e pressione Enter, ou
– Clique em um diretório na árvore de diretórios, ou
– Clique duas vezes em um diretório na lista do conteúdo do diretório corrente
Você vai notar um diretório chamado “..” listado em praticamente todos os diretórios. Selecionando este diretório permite que você volte a uma pasta anterior da pasta corrente.
Pontos de interrogação (“?”) aparecem em diretórios que não foram acessados ainda, indicando que o cliente FileZilla não pode dizer se há subpastas dentro desses diretórios. Se você acessar o diretório do ponto de interrogação, o ponto desaparecerá.
iPORTO - Tutorial Filezilla 7
Tutorial Filezilla 7
  • Navegando em sua Máquina:
Navegar em sua máquina funciona quase como navegar no servidor. O diretório local atual e a árvore de diretório local são exibidos no lado esquerdo da janela.
iPORTO - Tutorial Filezilla 8
Tutorial Filezilla 8
  • Transferência de Arquivos:
Você pode fazer o upload ou download de um arquivo clicando duas vezes sobre ele. Ele será adicionado à fila de transferência e da fila transferência o upload ou download começa automaticamente. Para transferir diretórios e/ou vários arquivos, selecione-o(s) e clique com o botão direito. Depois, você pode clicar em Upload/Download no menu que aparecerá.
iPORTO - Tutorial Filezilla 9
Tutorial Filezilla 9
Você também pode arrastar os arquivos de um lado para outro lado:
iPORTO - Tutorial Filezilla 10
Tutorial Filezilla 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário